RSS

13 de dezembro de 2009

Fixismo vs Evolucionismo

Fixismo

  • Seres vivos são imutáveis;


  • Espécies originadas tal e qual como são na actualidade;

  • Espécies permanentes, perfeitas e não sofrem evolução;


A explicação para a origem das espécies radicava no Criacionismo segundo esta teoria, os seres vivos foram originados por criação divina, e como tal são perfeitas e estáveis, mantendo-se fixas ao longo dos tempos;


No final do séc. XVIII, o Criacionismo, começa a ser posto em causa.


Evolucionismo aparece em oposição ao Fixismo.






Evolucionismo


O evolucionismo defende que os seres vivos que existem, actualmente, na Terra são o resultado da modificação de seres vivos que existiram no passado. As espécies dos seres vivos relacionam-se umas com as outras e alteram-se ao longo do tempo.



Catastrofismo - teoria que defendia que uma sucessão de catástrofes tinha ocorrido no decurso da História da Terra, conduzindo à destruição dos seres vivos. As áreas destruídas seriam repovoadas por seres vivos que migravam de outros locais. Deste modo, o catastrofismo explicava o surgimento de determinadas formas fósseis em alguns estratos, sem que houvesse continuidade dessas formas de vida nos estratos mais recentes.



Uniformitarismo - teoria que defende que o planeta era, e tinha sido sempre, dominado por forças terrestres, como os ventos, a chuva, a geada, responsáveis por fenómenos de erosão e sedimentação, bem como por fenómenos de fusão magmática. Ou seja, segundo esta teoria, os fenómenos geológicos existentes na actualidade são idênticos aos que ocorreram no passado.



Teorias evolucionistas

  • Lamarckismo


  • Darwinismo



    Lamarckismo - teoria evolucionista que explica a diversidade específica através da lei do uso e do desuso e da transmissão dos caracteres adquiridos.


    Lamarck defendeu ideias evolucionistas apresentando uma explicação coerente acerca da origem das espécies em 1809.






Este admitia uma progressão constante e gradual dos organismos mais simples para os mais complexos. Essa progressão ocorreria segundo dois princípios:


- A lei do uso e do desuso;

- A lei da transmissão dos caracteres adquiridos.






Causa responsável pela evolução dos seres vivos: ambiente e as necessidades dos indivíduos.



Lamarck admitia que os seres vivos têm um impulso interior que lhes permite adaptarem-se ao meio quando pressionados por alguma necessidade imposta pelo ambiente.



A necessidade de se adaptarem às condições ambientais conduziria ao desenvolvimento ou ao atrofio de determinados órgãos, dependendo do uso ou do desuso dos mesmos - lei do uso e do desuso.



Estas modificações permitiram aos indivíduos uma melhor adaptação ao meio, sendo transmitidas à descendência - lei da transmissão dos caracteres adquiridos.





Criticas ao Lamarckismo


  • Aspectos como “necessidade de adaptação” ou “procura de perfeição não se conseguem testar;


  • As modificações provenientes do uso e desuso dos órgãos são adaptações individuais.








Neste filme explica-se, muito genericamente o pensamento de Lamarck. Explica-se a evolução do mundo e as teorias que Lamarck defendeu e desenvolveu…


Reflexão:

A evolução das espécies foi um tema que despertou e desperta uma grande controvérsia na comunidade cientifica. Numa visão fixista, as espécies são unidades fixas e imutáveis que, num mundo igualmente estático, surgiram independentes umas das outras.

Por outro lado, de acordo com o evolucionismo, as espécies estão profundamente relacionadas entre si, partindo de um ancestral comum.

Hoje em dia, o evolucionismo prevalece, mas verifica-se que, muitas das suas teorias não se enquadram com o conhecimento que o Homem possui na actualidade.


http://www.notapositiva.com/resumos/biologia/fixismovsevolucionismo.htm

2 comentários:

Anónimo disse...

ora aqui esta um assunto interessante... esta bem elaborado o texto, mas se tiveres resumos sobre o DARWINISMO também gostaria de ver

MRFD disse...

Logo que possível iremos publicar resumos sobre o Darwinismo...

Obrigada por comentares...

Enviar um comentário